A DRC é uma perda gradual e irreversível da função renal ao longo do tempo. Ela não pode ser curada, mas pode ser retardada e tratada.
Quando funcionam normalmente, seus rins atuam como filtros eficientes e você não terá sinais de sangue ou proteína na urina. Muitos fatores, incluindo o envelhecimento, podem diminuir a capacidade de filtragem dos rins, e a DRC é diagnosticada se sua função renal estiver permanentemente reduzida. A DRC tem cinco estágios: nos estágios 1 a 4, o foco está na preservação da função renal, enquanto no estágio 5, a diálise ou um transplante são necessários.
Estágios 1 e 2 - você pode não ter sintomas Algumas pessoas não apresentam sintomas, enquanto outras podem ter sido diagnosticadas e receber medicação. A sua pressão arterial deve ser monitorada regularmente e controlada de forma adequada e, se você tiver diabetes, deve assegurar que o seu açúcar no sangue é monitorado regularmente e mantido o mais estável possível.
Estágio 3 - é importante agir No estágio 3, sua função renal terá caído para 30 a 60 por cento da capacidade total e você deve passar por uma revisão médica completa e regular. É vital fazer todo o possível para retardar o progresso da doença, evitando assim os estágios 4 e 5.
No estágio 3, é provável que vários medicamentos sejam prescritos e, frequentemente, um programa de dieta e exercícios. A possibilidade de diálise ou transplante de rim também deve ser considerada, e pode ser recomendado que você faça uma cirurgia para que suas veias estejam acessíveis e prontas para diálise quando for necessário.
Estágios 4 e 5 - seus rins não conseguem mais fazer o trabalho
A insuficiência renal ocorre quando a função renal está em 15% do normal ou abaixo, e você pode ter um perigoso acúmulo de resíduos e água no sangue. A diálise ou o transplante de rim agora são essenciais.