Embora nem todo mundo esteja apto para um transplante de rim, ele pode permitir que você viva uma vida mais normal do que as interrupções diárias da diálise permitem.
Se você tiver diabetes tipo I e insuficiência renal, pode ser possível transplantar o pâncreas e o rim para restaurar a função renal e tratar o diabetes. Seu médico avaliará se um transplante combinado de rim/pâncreas pode ser adequado para você.
Um transplante de rim é adequado para mim?
Um transplante de rim não é adequado para todas as pessoas com insuficiência renal. Você pode ter outros problemas de saúde que tornam um transplante muito complicado ou arriscado. Você também precisa receber um rim que corresponda, tanto quanto possível, às várias características do seu corpo, para maximizar o sucesso do transplante a longo prazo. Em geral, um transplante de um doador vivo que é seu parente dá os melhores resultados.
Como acontece com a maioria dos procedimentos médicos, existem riscos associados a um transplante e você precisará fazer muitos testes para ver se essa é uma opção adequada para você. Isso envolverá o estudo das características de seu sistema imunológico e de sua saúde física geral.
Se um transplante for uma boa opção para você, sua equipe médica e outros especialistas o ajudarão a entender todos os detalhes. Também pode ser útil conversar com alguém que já fez um transplante; sua equipe médica pode providenciar isso, se desejar.
Enquanto estiver na lista de espera para transplante, você precisará seguir regras rígidas sobre dieta, medicamentos e estilo de vida em geral. Você também corre maior risco de infecções e outras doenças.
Haverá um rim disponível para mim?
Os rins para transplante podem vir de pessoas que morreram, ou de doadores vivos que são parentes seus ou de pessoas não aparentadas, como parceiros ou amigos. Em alguns países, eles também podem vir de doadores desconhecidos que desejam fazer esse gesto altruísta.
Há uma escassez de órgãos para transplante e você pode ter que esperar meses ou até anos antes de fazer um transplante. Sua equipe médica fornecerá todas as informações necessárias sobre os regulamentos e listas de espera do local onde você mora.
Um transplante é uma cirurgia complexa?
Sim, a cirurgia de transplante é uma de alta complexidade. Normalmente, você terá que ficar no hospital por 4 a 7 dias. Após a operação, você terá que tomar remédios pelo resto da vida para evitar que seu novo rim seja rejeitado. Você também será monitorado de perto por sua equipe médica, que o verá regularmente para revisão e testes.